Nome vulgar: Medronheiro

Nome científico: Arbutus unedo

Características:

O medronheiro é uma árvore frutífera e ornamental. Tem normalmente um crescimento do tipo arbustivo até uma altura de aproximadamente 5 a 10 metros, excecionalmente atinge os 15 metros. A copa é arredondada com folhas persistentes. O tronco e os ramos são tortuosos. Vive para além de 200 anos.

 

Folhas:

Possuem uma forma lanceolada (em forma de lança), de 5-10 cm de comprimento, coriáceas, com pecíolo curto. Apresentam uma coloração verde- escura por cima, mais clara por baixo, e um brilho ceroso na face superior.

Flores:

São de cor branca ou levemente rosadas ou esverdeadas, muito decorativas. Formam inflorescências em cachos pendentes e são hermafroditas. Floração de Outubro a Novembro.

 

Frutos:

 

Baga redonda e verrugosa com aproximadamente 3 cm de diâmetro. Os seus frutos surgem nos raminhos verdes dando cor à árvore, uma vez que nascem amarelos e progressivamente se vão tornando vermelhos.

Casca:

O tronco é coberto por uma casca castanha ou vermelha, fissurada e que se desprende nas árvore mais antigas.

Ecologia:

É uma árvore que tolera a sombra, suporta climas com períodos estivais secos e pluviosidade baixa, bem como altitudes elevadas, até 1200 m. Prefere solos siliciosos da costa ou da montanha, mas suporta os solos calcários e pobres em matéria orgânica.

Distribuição:

Em Portugal é espontânea em quase todo o território, embora com maior frequência a sul do Tejo, onde adquire importância de relevo, sobretudo nas serras de Monchique e do Caldeirão nas quais ocupa proporcionalmente grandes superfícies.
Em Portugal ocorre mais no sul, centro e interior do vale do Douro.

Utilização:

Ornamental, devido às flores e frutos muito vistosos que sobressaem das folhas verde-escuro. Os frutos, comestíveis, servem para produzir a perfumada aguardente de medronho.

Observações:

O medronheiro, devido à degradação da floresta primitiva, é hoje uma das únicas espécies com porte arbóreo em matos perenes, nas orlas de bosques, nas encostas e mais terras, outrora cobertas de carvalhos. Resistentepoluição urbana.