Inauguração

02-05-2014 22:03
No dia 22 de abril (Dia mundial da Terra), inserido nos Dias Eco-Escolas (22,23 e 24 de abril) decorreu a inauguração do Trilho à Descoberta da Natureza, na Escola Básica 2,3 D. Fernando II, em Sintra, projeto premiado no concurso de projetos de qualidade da CMS em 2013.
O projeto Trilho à  Descoberta da Natureza promovido/desenvolvido na Escola D. Fernando II em parceria com o Parque Natural Sintra-Cascais,  Câmara Municipal de Sintra e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, permite a observação na "mata da escola", de uma grande variedade de espécies vegetais autóctones, uma grande variedade de avifauna e um conjunto de fósseis do período do Cretácico.
 
Durante todo o dia decorreram diversas atividades como anilhagem de avespromovida por técnicos do PNSC, Ciclo de Conferências e Workshops ("Viaje até ao tempo dos dinossauros na região de Sintra"- Profª. Lígia Castro - FCT/UNL; "História da Terra e da Vida na região de Sintra" - Profª. Lígia Castro e Prof. José Carlos Kullberg - FCT/UNL; Conferência  AVES - PNSC; "Land art" workshop - Profª. Cibele; Workshop Plantas aromáticas - Profª. Fernanda Botelho. "Fósseis - milhões de anos na palma da mão" - Simulação do processo de fossilização: moldagem e impressão. -  Profª.  Helena Moita de Deus e ainda promovido pelo SMAS - Jogo Quiz, além de exposições sobre fauna e flora da mata da escola e Áreas Protegidas de Portugal. Os alunos do JI da Portela de Sintra passaram a manhã "À Descoberta de Fósseis" e no fim deram uma mãozinha e plantaram um ginkgo biloba junto aos afloramentos rochosos possuidores de fósseis do período Cretácico.
Nos dias seguintes, 23 e 24 de abril, decorrem conferências, Áreas Protegidas - e Plantas autóctones - promovidas pelo PNSC;  Conferência AVES - SPEA;  Laboratório Aberto - Prof.ª Helena de Deus e ainda, Mercado das Plantas e Mercado de Fósseis e Minerais.